Cursos

Massagem com Pedras Quentes (Termoterapia)





No livro amarelo escrito há mais de três mil anos por um Imperador Chinês, encontramos registro da utilização das pedras quentes para curar diversas doenças. Também há cerca de dois mil anos era muito utilizada pelos monges Tibetanos, principalmente no período de jejum (as pedras colocadas sobre o estômago e abdômen proporcionam uma sensação de saciedade, diminuindo a fome e energizando o organismo). Há também registros encontrados nas culturas indígenas, que utilizavam as pedras quentes em suas curas.

Em termos técnicos podemos dizer que é a aplicação da Termoterapia, onde as pedras são consideradas um veículo para as temperaturas quente e frio, aplicadas em alternância ou ao mesmo tempo no corpo. 

A Massagem com Pedras Quentes permite ao terapeuta trabalhar mais profundo no interagente com menor pressão por parte do terapeuta. As temperaturas extremas quente e/ou frio ajudarão a relaxar o interagente e melhorar seu estado de saúde.

Essa prática promove os efeitos da termoterapia no maior órgão do corpo humano que é a pele, mas é importante lembrar que o tratamento é de natureza profunda e penetrante. Atua também sobre os músculos, tendões, ligamentos e órgãos internos de uma maneira particular, nos permitindo realizar massagens profundas, sem as possíveis dores das massagens profundas convencionais.

Nessa massagem a temperatura precisa ser adaptada ao interagente caso a caso, e as pedras que vão deslizando sobre os músculos liberam calor que relaxa ou o frio que estimula, despertando a energia vital interior. Esta ginástica vascular do sistema circulatório ajuda o organismo a recompor-se e as pedras provocam alternadamente respostas sedativas e energizadoras do corpo.

Ao usar as duas temperaturas extremas ao mesmo tempo, aumenta-se o fluxo sanguíneo, linfático e de outros fluídos corpóreos, de maneira mais intensa do que se estivéssemos utilizando uma temperatura separadamente.


O poder das pedras sobre os receptores dos sentidos faz com que ocorra uma comunicação intercelular e reorganiza a conexão corpo e mente, interno e externo. Gera assim uma positiva influência no comando da saúde geral do organismo e seu padrão energético. Dessa forma caminhamos na direção da harmonia do corpo como um todo e de nossas necessidades espirituais evolutivas.

Principais indicações:

Torções;
Luxações;
Bursite aguda;
Tensão crônica;
Inflamação aguda;
Dor de dente;
Dor de cabeça;
Febre;
Congestão cerebral;
Inflamação do intestino;
Prisão de ventre;
Hematomas;
Músculos atrofiados;
Veias varicosas ulceradas;
Cólica menstrual;
Auxilia à perda de peso;
Redução do estresse físico emocional e mental;
Contribui para eliminação de toxinas;
Ativa a energia vital diminuindo o cansaço;
Constipação;
Dores musculares ou articulares;
Promove relaxamento;
Ajuda diminuir estados depressivos;
Auxilia em casos de insonia.

Contra-indicações:

Asma aguda;
Cistite aguda;
Gravidez (pode-se usar pedras quentes ou frias somente em áreas isoladas, sem fazer formatos, sem fazer deslizamentos com pedras quentes ou frias. O feto está em formação inicial, podendo prejudica-lo nesta etapa;
Doenças de pele, inflamações cutâneas ou queimaduras: estar atento para não espalhar qualquer tipo de dermatite para outras partes do corpo;
Pós-Cirúrgico: Não recomendável passar com o calor das pedras por cicatrizes recentes ou pessoas que estejam se reabilitando de procedimentos cirúrgicos;
Qualquer condição da pele que possa ser agravada por umidade ou calor;
Qualquer pessoa tomando medicação que possa ter efeitos colaterais devido ao calor ou desafios de temperatura;
Todos os indivíduos que não estejam certos de suas medicações, devem consultar seu médico;
Doença cardíaca, temperaturas forçam o sistema circulatório, a saúde do coração necessita de sérias considerações;
Qualquer pessoa muito debilitada ou fraca antes de iniciar o tratamento, onde o corpo não pode equilibrar-se após ser desafiado pelas temperaturas;
Qualquer condição onde a massagem seja contra-indicada;
Veias varicosas, o calor não é bom, o frio é muito beneficente;
A pele fina de pessoas com mais idade deve ser tratada com cuidado, pressão mais leve temperatura mais baixa.

Fonte: apanat.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário