Cursos

Reflexologia


Conheça as técnicas e aplicações da reflexologia, a massagem terapêutica que baseia-se na premissa de que cada área do pé correponde a determinado órgão ou sistema do corpo humano
Texto • Ana Cláudia Pires de Moraes
 
Você está andando pela sala de casa e, de repente, dá uma trombada violenta na mesa de centro: "ai, meu tornozelo!". Instintivamente, você se abaixa e massageia o local para aliviar a dor, não é? É instintivo: a massagem é um dos caminhos mais antigos para curar os males do corpo.
Não faltam diferentes técnicas de massagem terapêutica para aliviar dores e até curar doenças. Mas uma delas se destaca por não ter como princípio o toque direto na área que precisa de cuidado. Na reflexologia, o tratamento é todo feito através de pontos específicos nas solas dos pés, que correspondem ao membro, região ou sistema afetado.
A ideia de que cuidando de nossos pés podemos cuidar de nosso corpo inteiro, por si só, já é atraente. E se lembrarmos que o método dispensa a ingestão de qualquer espécie de remédio, a necessidade de se fazer exames ou testes, o uso de instrumentos e que, além disso, nem mesmo chega a realizar uma intervenção direta na área afetada, a coisa se torna ainda mais interessante!
 

Alívio nos pés

O pé é uma delicada estrutura: equilibra, suporta e transporta todo o nosso peso corporal. É base e alicerce, portanto, deve estar sempre bem cuidado e equilibrado. Partindo do princípio que se você cuidar bem dos seus pés eles retribuirão cuidando bem de você, a massagem podal passa a ser uma necessidade básica para uma vida saudável e equilibrada.
Na reflexologia, a pressão em pontos corretos ainda estimula a circulação venosa e linfática e alivia a tensão e contração muscular. Quando detalhado, o mapeamento dos pés possibilita o tratamento de acordo com as necessidades individuais de cada paciente. É possível se livrar de dores nas costas, dor de cabeça, estresse, retenção de líquidos e problemas intestinais, tudo através dos pés.

Nenhum comentário:

Postar um comentário