Cursos

5 Elementos parte II




OS 5 ELEMENTOS E OS ÓRGÃOS
Fisiologicamente, a Teoria dos Cinco Elementos a unidade do relacionamento mútuo entre os órgãos Zang-fu e os tecidos corporais, bem como, entre o corpo humano e a natureza.
As actividades fisiológicas dos 5 órgãos zang podem ser classificadas de acordo com as diferentes características dos cinco elementos. Por exemplo, diz-se que o fígado preside sobre o fluxo vigoroso do Qi e também tem a função de assegurar a livre circulação do Qi..
Uma vez que estas características são semelhantes à propriedades da madeira, o fígado é caracterizado como madeira. O coração yang tem uma acção de aquecimento, logo pertence à categoria do fogo. O baço é a fonte de transformação das substâncias essenciais e está associado às características do elemento terra de crescimento e transformação. O pulmão tem propriedades de limpeza e está associado com o elemento metal. O rim tem a função de controlar o metabolismo da água e armazenamento de essência e está associado com as características do elemento água.
Acupunctura dos 5 elementos: Este ramo tende a focalizar o componente psico-emocional da saúde e faz tratamento unicamente com base na sua constituição, e utiliza somente acupunctura e moxa.

FÍGADO – órgão Zang
É o centro do metabolismo. Coordena e determina o ritmo de actividade dos outros órgãos do organismo. É um órgão de eliminação de toxinas e resíduos a todos os níveis: físico, mental e psíquico. Pode acumular tensões provenientes de raiva e aborrecimentos. O meridiano comanda as múltiplas funções do fígado, especialmente as relacionadas com o metabolismo, sexualidade, a musculatura e a acuidade visual. Age sobre as dores no fígado e estômago. Actua nos problemas da parte inferior do corpo.
VESÍCULA BILIAR – órgão Fu
Comanda a função biliar total: sistema excretor e secretor, intra- e extra-hepático; é um órgão de eliminação. É denominado o “meridiano dos hipocondríacos”. É indicado no tratamento de doenças psicossomáticas; age sobre a coragem e o espírito de determinação, sobre as dores nos olhos, dificuldades de audição, tonturas, depressão, enxaquecas. Pode acumular disfunções provenientes de muitas dúvidas.
CORAÇÃO – órgão Zang
Faz circular os produtos do metabolismo. Representa o centro do amor e segurança. O meridiano comanda a função cardíaca. Actua sobre a temperatura corporal e numa parte do psiquismo: a coragem moral. Actua sobre a boca e garganta, dor ou frio no braço esquerdo.

CIRCULAÇÃO - SEXO
Representa uma função reguladora da sexualidade e das secreções sexuais internas e externas; actua sobre o coração, a circulação e os órgãos sexuais. Relaciona-se com a actividade parassimpática e com o transporte de hormonas, enzimas e produtos do metabolismo intermediário, através da circulação sanguínea. Actua sobre axilas inchadas, cãibras, peito inchado, sensação geral de melancolia.
TRIPLO-AQUECEDOR
Representa uma função reguladora de equilíbrio térmico; é responsável pela produção de calor no animal resultante da transformação energética dos alimentos. Relaciona-se com: respiração; digestão: auxilia-a do Intestino Delgado; sistema genito-urinário (excreção de detritos).
BAÇO - PÂNCREAS – órgão Zang
Retém energia de reserva. É o órgão de resistência a mudanças. O meridiano actua sobre a função combinada dos órgãos: o baço regula o sangue e o pâncreas regula as reservas de glicogénio (depositado no fígado) através da secreção de insulina. Actua sobre o desenvolvimento mental, moral e intelectual; sobre o sistema genital e seu psiquismo. Actua nos enjoos, soluços, indigestão, diarreia, indisposição geral. Actua também nos problemas centrais do corpo.
ESTÔMAGO– órgão Fu
Recebe alimentos e prepara-os para o metabolismo. É a relação administrativa de ideias e dos pensamentos.
O meridiano actua sobre o estômago e duodeno nas suas funções digestivas transformadoras dos alimentos; relaciona-se coma digestão física, mental e psíquica (a habilidade de digerir a vida).
Actua nas dores de cabeça, calafrios e flatulência. Actua também nos problemas da parte frontal do organismo.
PULMÃO – órgão Zang
Recebe o oxigénio para o metabolismo; é um órgão de reserva de energia vital e da habilidade de aceitar a vida. O meridiano actua sobre os pulmões e as vias respiratórias na sua função de absorção e eliminação de substâncias gasosas; estimulado, age sobre todas as deficiências respiratórias.

INTESTINO DELGADO – órgão Fu
Órgão de eliminação e transformação da energia dos alimentos. Representa a libertação dos desperdícios.
O meridiano actua sobre o intestino delgado e na sua função de absorção dos alimentos transformados no estômago. Actua na surdez, olhos amarelados, dor no cotovelo, na nuca e rosto inchado.
INTESTINO GROSSO – órgão Fu
Expele o desnecessário para o metabolismo; órgão de eliminação que afecta toda a eliminação através do organismo (pele, muco, etc…).O meridiano actua sobre o intestino grosso e sobre as suas funções de absorção líquida e eliminação de resíduos pesados. Actua nos problemas da parte superior do corpo.
RINS – órgão Zang
Órgão de energia de reserva, expelem os subprodutos do metabolismo. É o óirgão do desapontamento, da tristeza e melancolia. O meridiano actua sobre os rins e as glândulas supra-renais, contribuindo para a purificação do sangue e para a regulação de todos os líquidos do corpo. Relaciona-se directamente com a energia sexual e problemas genitais, apetite sexual, medo, insegurança, determinação.
BEXIGA – órgão Fu
Órgão de eliminação de toxinas líquidas e emoções negativas (Yin). Está relacionado com o medo extremo, negação da própria vida.O meridiano comanda toda a função de eliminação renal, e actua directamente sobre o psiquismo. Acção sobre os olhos doridos, hemorróidas, rupturas, dedos dos pés duros, dores de articulações e de cabeça.



MADEIRA
FOGO
TERRA
METAL
ÁGUA
Órgãos Zang
Fígado
Coração
Baço /Pâncreas
Pulmão
Rins
Órgãos Fu
Vesícula Biliar
Intestino delgado
Estômago
Intestino grosso
Bexiga
Órgãos Guan (abre-se)
Olho
Língua
Boca
Nariz
Orelha
Tecidos (Alimenta)
Músculos, tendões
Pulso
Carne /músculos
Pele e pêlos
Ossos
Emoções
Raiva
Alegria
Pensamento
Tristeza
Medo
Tipos de corpo
Alto, ossos e articulações fortes
Mãos pequenas, rápidos e energéticos
Pernas fortes, calmo, generoso
Voz forte, meticuloso, forte e selvagem
Digestão forte, leal, adora movimento

Continua parte III

Nenhum comentário:

Postar um comentário