Cursos

Fitoterapia Veterinária


Fitoterapia para animais já é praticada no Brasil
A farmacęutiva carioca, especialista em plantas medicinais (Fitoterapia), Jeane Nogueira está viajando pelo Nordeste para divulgar as possibilidades de tratamento fitoterápico para animais. Ela já passou por Săo Luiz (MA), Teresina (PI), Fortaleza (CE), está atualmente em Natal e em seguida segue para Joăo Pessoa (PB), Recife (PE) e Salvador (BA). Em junho próximo, ela fará uma palestra, em Fortaleza, no Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária.

‘‘A Fitoterapia utilizada na medicina veterinária é um conceito novo, voltado principalmente para o tratamento contra carrapatos, pulgas e doenças transmitidas por moscas. Mas na verdade, a sabedoria popular já usa plantas há muito tempo no trato com os animais. Fiquei sabendo, por exemplo, que aqui as pessoas usam o mastruz como ungüento no animal quando ele quebra as patas. Ainda temos poucas ofertas nessa área, mas é uma tendęncia mundial e crescente’’, diz Jeane Nogueira.

A farmacęutica já desenvolve produtos naturais ŕ base de citronela (da família do capim santo) e da planta do neem (pronuncia-se: ‘‘nim’’), uma árvore indiana de grande adaptaçăo climática no Brasil, que é um excelente repelente natural. ‘‘No Brasil, pessoas que tęm canil deveriam plantar a árvore do neem ou o capim santo, eles săo excelentes repelentes inclusive do mosquito do calazar, que tanto pode afetar o animal, quanto pessoas’’, alerta ela.

[O óleo do neem (extraído de suas azeitonas) já é largamente utilizado no trato de bois orgânicos. Jeane Nogueira desenvolveu uma linha para animais pequenos com shampoo, sabonete glicerinado, spray e pomada (para cicatrizaçăo). ‘Nada imediatista. Pois, o efeito é gradativo”, disse.
Texto extraido do Diário de Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário