
A pele sensível exige cuidados redobrados, pois é fina  frágil e delicada. Tem pouca oleosidade e, por isso, adquire aparência áspera e  com tendência à formação de rugas.
 Outra característica da pele sensível é a irritabilidade: elas  são muito sensíveis às mudanças climáticas e ao uso de cosméticos. Normalmente,  desenvolvem vermelhidão, ardor, prurido e manchas — além de também serem muito  propensas à descamação.
 Os produtos utilizados devem ser específicos para peles  sensíveis para evitar que ocorra alergia ou intolerância aos cosméticos.
 De um modo geral as peles claras têm mais tendência a  apresentar sensibilidade.
Cuidados com a Pele Sensível
Na hora da limpeza, utilizar apenas sabonetes específicos  para peles sensíveis — jamais usar sabonetes comuns. Na hora de secar a pele,  passe a toalha com delicadeza, sem esfregar.
 Evite usar muito esfoliante, pois pode agredir a pele.  Quando usar o esfoliante, lembre-se de não esfregar com força.
 O tônico deve ser suave, sem álcool. A hidratação também  deve ser feita com produtos especiais, já que produtos comuns podem causar  alergia.
Cuidados pela manhã
A dica é hidratar bem a pele para suportar as ações externas  sem ficar ainda mais sensível ao longo do dia.
- Limpe a pele com um fluido de limpeza, para não causar irritação.
 - Passe um hidratante para o rosto. Produtos com chá verde ou chá branco na fórmula agem como anti-inflamatórios e ajudam a resolver o problema mais rápido.
 - Aplique um filtro solar de fórmula leve. Se for usar maquiagem, prefira as do tipo mineral, que não irritam a pele.
 
Cuidados à noite
- Limpe a pele com uma loção ou fluido de limpeza.
 - Esqueça o adstringente: sua pele está muito sensível, até mesmo para fórmulas com pouco ou sem álcool.
 - Passe um hidratante à base d’água, que hidrata a pele sem deixá-la oleosa.
 - Caso você tenha algum produto de tratamento para descamações ou outros problemas, essa é a melhor hora para aplicá-lo e deixá-lo agir durante o sono.
 
Utilize sempre produtos específicos para pele sensível.
Dicas para Peles Sensíveis
- Na hora da maquiagem prefira o pó facial e mineral. Esse tipo de maquiagem ajuda remover o brilho, e não tem químicas e conservantes o que diminui a chance de irritação da pele.
 - Evite cosméticos resistente a água. Esses produtos necessitam de um solvente para removê-los que também remove sebo, a substância oleosa feita pelas glândulas sebáceas da pele. Sem esta barreira oleosa a pele fica exposta a potenciais irritantes que podem causar irritação.
 - Não utilize cosméticos vencidos. Os produtos de maquiagem vencida podem deteriorar ou ficar contaminados.
 - Cuidado com o protetor solar. Para as peles sensíveis os produtos contidos nos protetores (óxido de zinco ou dióxido de titânio) podem irritar a pele.
 

O uso de ácidos deixa a pele mais sensível?
 A pele sempre fica mais sensibilizada ao usar ácidos, ela resseca, fica avermelhada, coça e descama. Geralmente ocorre em quem está começando a usar o ativo. Mas se você já usa ácido retinoico há tempos e só agora ficou com a pele sensível, o culpado pode ser o exagero na quantidade aplicada ou o clima frio. No frio a pele resseca e pode dificultar o uso do ácido.
A pele sensível, que arde e inflama ao entrar em contato com substâncias fortes demais, funciona como um alerta do organismo. O seu oposto, a pele resistente, é mais difícil de tratar. Como tem uma barreira sólida contra os agentes externos, tolera bem qualquer produto. Mas poucos cremes ou loções são concentrados o suficiente para penetrar nesse tipo de pele e produzir o efeito desejado, seja hidratar, seja atenuar rugas.




Nenhum comentário:
Postar um comentário