Cursos

TUDO SOBRE COMO LIMPAR SUA PELE!

Testando Limpadores Asiáticos

Tudo sobre limpeza da pele!

Quando comecei a considerar qual seria o tema de uma próxima resenha, pensei em algo que acredito ser de fundamental importância: a limpeza da pele. Esse tema pode até parecer trivial, mas é uma etapa essencial nos cuidados diários de beleza. Nas pesquisas e estudos que tenho feito, noto que alguns problemas como espinhas, cravos, descamações e ressecamento poderiam ser evitados caso o consumidor prestasse mais atenção nesse processo.
Acho pertinente começar informando que a nossa pele possui uma barreira protetora natural formada por células parecidas com “tijolos” e é envolvida por gorduras naturais, chamadas lipídios. Destes lipídios, podemos citar os três maiores componentes para o bom funcionamento da barreira protetora: o colesterol, os ácidos graxos e as ceramidas, que agem como uma camada de cimento, formando uma barreira cutânea e criando uma proteção natural que retém água no interior das camadas da pele e, assim, mantém a sua superfície afastada das substâncias alérgenas, toxinas e bactérias. (Fonte: Leslie Baumann. Pele saudável.Elsevier, 2007.)

Cuide da sua pele!

Dessa forma, o primeiro cuidado com a pele é a escolha de um limpador que mantenha a integridade dessa barreira natural. Peles mais resistentes conseguem suportar melhor limpadores pesados e abrasivos, entretanto, peles sensíveis têm essa proteção natural mais frágil, e sofrem com agressões externas e produtos inadequados que produzem alergias e reações inflamatórias. Quando essa barreira é quebrada, a pele também não consegue reter água e fica desidratada, tornando-se opaca e ressecada.
Todo o cuidado com o seu tipo de pele e com o produto usado para a sua limpeza deve ser avaliado. No livro Pele saudável, a Dra. Leslie Baumann cita o caso de um paciente com pele sensível que tinha o hábito de usar sabonetes e xampus, desses de hotel, e sua pele apresentava danos como sensibilidade e até eczemas, ocasionados, sobretudo, por esses hábitos de limpeza inadequados.
Uma das principais recomendações que a Dra. Baumann faz para quem tem pele muito sensível e/ou seca é evitar limpadores com detergentes, que fazem muita espuma, como os que são à base de lauril sulfato de sódio, pois eles podem danificar a camada córnea da pele, removendo as gorduras protetoras. Uma pequena quantidade de espuma é tolerável, mas quando fazem muita espuma e até bolhas, significa que têm muito detergente.
Evite também xampus, mesmo para bebês, na face. Embora seja um hábito muito comum usar xampu Johnson´s Baby para retirar maquiagem, esse não é um método tão eficiente para retirar maquiagem muito pesada, principalmente produtos com silicones e/ou à prova d’água.
Ao lavar os cabelos, passe a evitar que resíduos de xampus e condicionadores fiquem na face, pois esses tipos de cosméticos têm muito lauril sulfato de sódio e outros detergentes.
Fragrâncias, óleos essenciais e ingredientes botânicos também devem ser evitados nos limpadores caso sua pele seja sensível. Já limpadores com glicerina, dimeticone (silicone que também ajuda a prevenir irritação de outros ingredientes presentes no produto e impede que a água evapore da pele), ácido esteárico (um tipo de ácido graxo) e ceramidas ajudam a manter a hidratação natural da pele.
Lembre-se também de que na minha última resenha eu escrevi sobre o hábito que pessoas com a pele muito oleosa têm de querer secar a gordura de todas as formas, mas o óleo ajuda a fortalecer a barreira de proteção da pele e a evitar queimação e estiramento. Quando se retira a proteção natural, acne e rubor podem ser a consequência. Alem disso, saliento que o sebo secretado na pele contém grande quantidade de vitamina E, conhecida como um antioxidante que protege contra o envelhecimento.

Os cuidados de beleza dos asiáticos

Tudo sobre limpeza da pele!
Após comentar sobre alguns cuidados, tenho que apresentar mais uma das minhas paixões por produtos asiáticos: os limpadores. Tenho experimentado inúmeros sabonetes, géis e óleos de limpeza, cada um com uma fórmula diferente, mas todos muito eficazes. Nesse ponto, a Dra. Baumann escreveu no seu livro um parágrafo a respeito dos cuidados de beleza dos asiáticos: a pele japonesa é mais reativa a detergentes (presentes em produtos de higiene, xampus, sabonetes), e as asiáticas evitam produtos de limpeza com detergentes mais agressivos. As indústrias de cosméticos na Ásia não usam o lauril sulfato de sódio, por exemplo,mais sim detergentes como o Sodium Cocoyl Glycinate, que oferece uma limpeza suave e sem repuxar a pele. A preferência é pelos óleos e géis contendo água e até cremes de limpeza. Por exemplo, ela enfatiza que no Oriente, diferentemente do que ocorre nos Estados Unidos, são evitados sabonetes ou removedores saponáceos que retiram em excesso a oleosidade natural da pele.
Uma curiosidade é a categoria dos limpadores e outros cuidados de skincare. No Brasil, quando vamos adquirir um produto para a pele, primeiro pensamos no tipo de pele (oleosa, seca…) e depois no tratamento (acne, manchas, rugas…). Na Ásia é o contrário: opta-se pelo tratamento focado no problema e depois no subtipo de pele específico para o qual o produto é voltado. Assim, são comumente encontrados os seguintes subtipos:
  • I – muito oleosa,
  • II – levemente oleosa/ mista,
  • III – levemente seca,
  • IV – muito seca.
No geral, são Fresh (refrescante, ou seja, com agentes que vão ser mais matificantes para a pele) ou Moist (úmido, com agentes que vão hidratar a pele). Logo, ao pesquisar algum produto, analise qual a sua indicação como tratamento e não apenas o seu subtipo.
Um exemplo: se você tem o subtipo I (oleosa/ acneica), mas quer um produto para tratar de manchas, um produto destinado a esse problema e com a designação I terá uma textura ideal para pele oleosa (talvez mais seco, sem óleo e com ingredientes que não causem cravos e espinhas), mas não tratará especificamente de problemas comuns à pele oleosa. Para isso, é necessário procurar algum produto específico para esse fim. Noto que essa diferença pode desapontar alguns consumidores que acreditam que ao optar por um produto para subtipo I ele seja muito matificante ou melhore a acne ou cravos.
Há nomenclaturas específicas para cada indicação, como podem perceber lendo esse pequeno artigo.
Um tipo de pele que predomina na Ásia é a pigmentada, ou seja, a pele com mais propensão a manchas. A indústria da beleza asiática dá mais ênfase à prevenção e redução de manchas escuras do que às rugas. Assim, a abordagem de limpeza dos asiáticos deve ser a mais suave possível, em que os passos seguintes são os que irão fornecer o tratamento especial para a pele: hidratação; agentes despigmentantes para prevenção de manchas (chamado de “branco mais que perfeito”); em seguida, se for o caso, o tratamento de acne; a prevenção de rugas (note como manchas e bem-estar da pele vêm nos primeiros cuidados); e o filtro solar (sagrado para eles!).
Os limpadores têm o cuidado de não ressecar nem irritar a pele, prevalecendo a proteção do seu manto córneo. Isso pode ser observado até nos filtros solares: contêm muito oxido de zinco, um filtro mineral que não causa alergias, e silicones, os quais, como comentei, criam um filme protetor e também evitam possíveis irritações de outros ingredientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário