Cursos

MUITO DOCE FAZ MAL Á SAÚDE !?

Sorvete, bolo, brigadeiro, bolacha, bala, chicletes, refrigerante, bom bom, quindim, cocada... Todos estes alimentos são deliciosos!
No entanto, é perigoso consumi-los em excesso e você saberá mais porquê.

 
Glicose
Quando consumimos algum tipo de doce ou outro alimento rico em carboidratos, nosso aparelho digestivo absorve a glicose. Esta molécula pode sofrer algumas reações e também pode ser transportada para determinados locais do organismo, onde atua como fonte de energia.

Isto porque durante a respiração celular, a glicose é degradada, e uma determinada quantidade de energia é liberada nesta reação. Tal energia é armazenada pela célula, sendo utilizada em processos específicos.
Estes processos fazem da glicose uma molécula fundamental para os seres vivos! No entanto, o seu consumo excessivo pode ser prejudicial! A partir de uma pesquisa feita em 52 países, foi constatado que 3,16 milhões de pessoas morrem por ano por causa da alta concentração de glicose no sangue!

Para se ter uma ideia de quanto este número é alto, morrem por ano 4,8 milhões de pessoas devido a doenças relacionadas com cigarro; 3,9 milhões por causa do alto teor de colesterol e 2,4 milhões devido à obesidade.
 
O excesso de açúcar causa doenças como diabetes, além de transtornos cardiovasculares, como infartos de miocárdio, bem como acidentes vasculares cerebrais (AVC). 
Infelizmente, foi verificado que a maior parte das pessoas que morrem devido ao excesso de glicose no sangue vivem em países em desenvolvimento, com poucos recursos, como é o caso do Brasil.
Esta questão deve, portanto, ser tratada com prioridade pelo Ministério da Saúde. 
Mas nós que estamos atentos a ela podemos dar nossa contribuição, não exagerando nos doces e tendo uma alimentação mais equilibrada.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário